domingo, 23 de janeiro de 2011

POEMAS DO DESESPERO - ( A DEUSA DE FLORENÇA ) - LA DEA DI FIRENZE

                             
   
                                                                                                                                                                
                                                             
Era uma noite tão fria
Fazia vento e chovia.
Mas, em Lisboa, encantada
Eu vi uma Deusa, uma Fada.
********************************

E os degraus da calçada
Ela, ao meu lado, subia
Por anjos, acompanhada
Mas eu, alheado, não via.
********************************

Cessou a chuva, a ventania
E vi que seus pés tocavam
As pedras que por magia
Em ouro se transformavam.
************************************

E no fim da escadaria
É o destino, há mistérios
A minha vida mudaria
Mirei os seus olhos etéreos.
********************************

E rendido e fascinado
Sua alva mão beijei
Toquei-a, deslumbrado
E estes versos recitei:
**********************************

És a esperança, a Primavera
O arco-íris no céu cinzento
Deusa única em cada Era
És o Sol, a Lua e o vento.
**********************************

És a resplandecente alvorada
Fresca brisa em tarde de Verão
Tu és a musa encantada
A mais comovente canção.
***********************************

Tu és a estrela que brilha
No firmamento, cintilante
A diva esculpida na quilha
Do veleiro, no Mar, errante.
*************************************

Tu és a fonte da vida
O teu encanto é magia
Do Céu, na terra caída
Tu fazes da noite, dia.
*************************************

Tu és o riacho que corre
Descendo, sereno, a colina
Onde tocas, nada morre
Tens, em ti, a força divina.
**************************************

És o pôr-do-sol no horizonte
A luz da Lua, a noite enchendo
A fresca erva que cobre o monte
A elegante gazela correndo.
************************************


Tu és a chuva, após a seca
Tu és, da vida, o sentido
És do Ocidente, a Meca
És o doce fruto proibido.
************************************

És a água pura, na nascente
Inesperada, entre a folhagem
Que um passarinho, contente
Canta, encantando, na ramagem.
**********************************

És a canção de embalar
A mais inspirada melodia.
Que eu desperto, ou a sonhar
Te vou compor, algum dia.
*******************************

Semeaste em minha cidade
Encanto, paz, harmonia
És um hino à liberdade
Tu és a Ode à Alegria
*********************************

És no céu, a constelação
Luzindo na noite escura
És de Deus, a criação
A sua alma mais pura
*********************************

És a suprema inspiração
Me converti só de te ver
Para que vivi, vejo a razão
Já posso, tranquilo, morrer
**********************************

Construirei um santuário
Virá o mundo em romaria
E um novo calendário    **
Se inaugurará nesse dia
*************************************

És do Homem, a fantasia
Que o ampara na solidão.
A luz que, de ti, irradia
O ilumina na escuridão.
**********************************

Tu és a nona sinfonia.   *
És a sonata ao luar.       *
Por ti choro, de alegria,
Sem ti morro, devagar.
********************************

És o clarão que me alumia
E meu caminho se faz seguro.
Tu és a mão que me guia
Tu és o meu sonho mais puro.
*********************************

De límpidas aguas és lago
Reflectindo o rosto de Deus
Eu subo ao céu quando afago
Os dourados cabelos teus
*********************************

Tu és a onda do Mar
Que, eternamente, se cria.
És a guitarra a chorar
À noite, na Mouraria.
*********************************

És o oásis no deserto
Sacias o corpo e a alma.
És o anjo que está perto
Que me acode e acalma.
*******************************

És a minha força interior
A minha fé, a motivação.
Tu, da vida, és anterior
És a origem, na criação.
*******************************

E com este joelho em terra
Aqui juro, aqui prometo
Por ti declararei a guerra
Mas à paz me comprometo.
********************************

Na mão tens essa espada.
Que me armes cavaleiro.
Jamais serás profanada
Lutarei no mundo inteiro”
********************************

Mas findo o encantamento
Meu mundo, ali, desabou.
Chegou o fatal momento
O tempo, de ti, me levou.
*******************************

Aquela noite, uma bênção
Foi quando voltei a existir.
Que indizível comoção
Quanto te vi a sorrir.
***************************

Mas nunca mais te verei
Segredos da vida, destino.
És de ITÁLIA, sempre a amarei
Mas tua ausência, desatino.
******************************

É que jamais os olhos meus
Que tristes, orfãos, coitados
Se prenderão nos olhos teus
Sublimes, por Deus tocados.
*********************************

Que mais pedirei à vida?
Depois de ter visto uma fada.
Agora que a tenho perdida
Já não me resta mais nada.
********************************

E passe o tempo que passar
Jamais poderei esquecer
Àquela noite, queria voltar
Que voltasse a acontecer.
*******************************

Mas nada há que lamente
Foram momentos reais
Que uma Deusa, humildemente
Caminhou com um dos mortais.

                                                             *De Beethoven
                                                            **A.D.(Antes da Diva)
                                                            **D.D.(Depois da Diva)

                                              


     Che la paura del ridicolo, non ammainare la bandiera della fantasia


És a Deusa de Florença
 E  musa da Renascença
    Que numa noite encantada
      Foste, por mim, encontrada
                                                         
                                                                             
  
                                                                  
Terminou o prazo para me enviarem vírus. Comentários e tudo sobre deusas para o email poesiadodesespero@gmail.com