terça-feira, 9 de novembro de 2010

O meu SENTIDO DA VIDA

O  meu SENTIDO DA VIDA




Se me revolto porque tenho já 57 anos e entro numa fase da vida em que vejo , em momentos de desassossego, que estou mais perto da morte do que nunca , melhor dizendo, se me revolto porque vou ter de morrer , faço-o contra as regras do Criador, seja ele quem for e que passarei a designar por Deus. As regras são estas e a partir do momento em que nascemos , estamos num jogo que as tem. Assim:
     1.  Quem nos criou entendeu que o tempo médio de vida que nos concedeu bastava para deixarmos a nossa marca no planetaPara contribuirmos para a evolução da nossa espécie. Depois, temos que dar oportunidade a outros . Esta é uma regra fundamental e que tem sido válida para biliões e biliões de pessoas que nos precederam. Revoltarmo-nos contra a velhice é revoltarmo-nos contra Deus. Compete a cada um de nós dar o seu melhor para que se atenue o sofrimento ligado a esse processo natural, se prolongue a esperança média de vida . Isto consegue-se com a investigação e trabalho . Faz tambem parte do jogo. Se tivessemos tudo facilitado , se tudo isto fosse um paraíso , era um grande aborrecimento. O problema é que quase toda a gente desperdiça o seu tempo , especialmente nesta fase da televisão, drogas , discotecas,consumismo desenfreado, alcoolismo, etc. É a alienação total e o completo desperdício de tempo, o nosso mais precioso bem. Cada segundo que passa é unico , não se repete. Há quem morra  antes do seu tempo. Por acidente,  por doença , à nascença, etc. O nosso processo de nascimento é uma fabulosa linha de montagem onde ocorrem acidentes. Tudo irá sendo atenuado com o tempo, com descobertas efectuadas por quem não derrete o seu tempo . Por quem se motiva , usando o tempo que lhe foi concedido e o cérebro para ir mais além. A maior parte de nós passa pela vida sem se aperceber de nada daquilo  que foi conquistado pela nossa espécie. Pelo património da  humananidade Nem sabem quem foi Beethoven. Como é possível alguém viver  e morrer sem nunca ter escutado , pelo menos uma vez na vida, o ultimo andamento da 9ª Sinfonia ? Incrível falha da escola. Se a muitas crianças fossem mostradas algumas pinturas e se lhes fosse dada a oportunidade de escutarem autenticas obras primas da musica ( as 4 ultimas canções de Richard Strauss , a area " Erbarme dich Mein Gott" da Paixão Segundo S. Mateus de J. S. Bach , areas das Bodas de Fígaro de Mozart, obras sublimes de Handel ou Vivaldi , e milhares de muitas outras) quando fossem adultos seriam muito mais felizes. Saberiam que a humanidade tambem tinha criado algo de imortal e muitos deles teriam , mais tarde novos campos para explorar. Aconteceu isso comingo. Nos ultimos 20 anos dediquei-me a descobrir milhares de obras primas da musica  Desde Hildegard von Bingen , que viveu no Séc XII, até Gustav Mahler no Séc xx , tantas páginas sublimes para descobrir.

2. Temos medo da morte porque nada fizemos na vida.  Nunca me acomodei e sempre lutei contra a rotina, tentando aprender sempre mais. A sociedade de hoje favorece a rotina que , sendo conservadora , não contribui para a evolução . Espera-se de cada um de nós que não agita as agúas. Que não perturbe o que está estabelecido como correcto, mesmo que esteja errado. Os que mais têm são aqueles que mais vão ter de largar.Em vez de colaborarem na evolução da sua espécie, desperdiçaram a vida a juntar bens materiais , muitos deles desnecessários   e obtidos , quantas vezes , à custa de actos condenáveis . Tantos famosos e ricos que chegam à morte e perceberam que não tiveram a vida. Não os queiram emitar. São gente infeliz.

3. Se vou morrer é porque nasci. Se não tivesse nascido , nunca teria tido a oportunidade de participar nisto. Nunca teria visto as estrelas , o mar ou o sorriso de uma criança. Apenas um de milhões e milhões de espermatezóides que são libertados, fecunda o óvulo e dá origem a um ser vivo. Que sorte tive ter sido eu. Por ter nascido arrisco-me ao sofrimento  e sei que vou morrer. Mas qual era a alternativa ? NADA. Foi-me dada uma incrível oportunidade. Quero aproveitá-la. QUEM SE SUICIDA ESTÁ A REJEITAR UMA OPORTUNIDADE QUE BILIÕES NÃO TIVERAM. Enquanto uns lutam nos hospitais para conservar a vida, outros acabam com ela. Só que esta sociedade cria em si os genes do suícidio. Muitos de nós, por vezes, nem reparamos que estamos a derrubar as defesas de alguem que está por perto. Além de não sabermos ver os sinais , ainda fazemos transbordar o copo.

4.O ser humano é a mais espantosa máquina que nós conhecemos . Pelo menos neste planeta. Mas também os animais. Há muitos que, em miniatura, dispõem de orgãos espantosos. Alguém teve trabalho em  criar tudo isto e com um objectivo.. Os seres vivos deste planeta terão sido criados com tecnologias fabulosas. Por quem e quais as interferências que pode ter havido , não sei. Alguém acredita que algum Deus, imensamente bom, fosse capaz de criar um animal como o crocodilo ? Terá havido ocorrencias que nem imaginamos. Se neste momento , o homem que habita neste planeta fosse capaz de espalhar a vida, não assistiriamos a uma competição entre países para ver qual seria capaz de lançar num qualquer planeta o animal mais feroz de sempre ? O problema é que justificamos os nossos comportamentos bárbaros com o que se passa no reino animal e não sabemos nada de nada. Quem terá intervido e quando ?

5. Cada ser vivo e cada momento é unico e jamais será repetido.Aproveite-o. Como lamento que tantos pais totalmente alienados com telenovelas e futebol, nem vejam os filhos crescer. Cada dia de uma criança é um presente unico.

6.Quem criou o universo e a vida ? Talvez que sempre tenha existido. E o homem na Terra ? O máximo que os cientistas conseguem dizer é que não sei há quantos milhões de anos apareceu o Homem e que tinha o aspecto de um macaco. Mas apareceu como ? Por acaso ? Mas já tinha olhos ( espantoso sentido) , sistema respiratório e nervoso, mãos , pés e a simetria do corpo. Não há ninguém que acredite que o tal primata aparecesse por acaso. Terá sido cá posto e com o objectivo de evoluir ? Não será a evolução a regra fundamental do jogo ? Mas pouca gente participa dele.

7.  Será que quem nos criou também andará à procura de Deus ? Sempre assim foi e sempre assim será ? Para quê andar preocupado em saber se existe e onde mora ? Cada um de nós sabe o que está certo e o que está errado. Um dos motivos da nossa infelicidade é que cometemos tantos crimes e fazemos coisas erradas porque a maioria o faz. A multidão é bruta e manipulável. Só determinadas pessoas, pensando ao contrário , descobriram coisas. Pense diferente e faça diferente. É mais uma das  regras do jogo. A diferença traz conquista e evolução. Se a maioria acha normal sacrificar os animais ou caçá-los, já Leonardo da Vinci achava um crime. Eu penso como ele. E como me sinto contente com isso. Se nada mais puder inventar pelo menos não destruo, porque outros o fazem. Como lamento os imbecis que se divertem aos tiros aos animais. Também no reino animal as mães amam os seus filhos. Na época de Natal, roubam-se milhões de cabritinhos às mães. O ser humano rouba-os , mata-os e devora-os, para comemorar o nascimento do Menino Jesus . Que barbaridade . Durante vários dias , as mães a quem roubaram os filhos choram e choram desesperadas. Como qualquer mãe. Basta ir aos campos observar.Ter a consciência realmenta tranquila ajuda a encarar a morte. Será que, ser certinho e  passando despercebido pela vida , sem saber para o quê que ela serviu, ajuda ? Será correcto que o unico objectivo da vida seja o de deixar os filhos com a barriguinha cheia ? E os que não têm filhos , não terão objectivos na vida ?
 
8. Se tivessemos noção da nossa finitude teriamos outro comportamento. Espanta-me ver políticos, autarcas , advogados e outros  com 60 e mais anos de idade,com comportamentos criminosos mesmo até morrererem. E quantos idosos se tornam muito mais maus com o avançar dos anos ? Já alguém pensou que quando está a meter uma cunha, pondo alguém à frente de alguem , está a cometer um crime? Está a roubar o futuro de alguem que trabalhou e se esforçou, beneficiando um imbecil, só porque é filho de outro imbecil que terá tambem beneficiado de crime identico. Mas como quase todos tentam meter cunhas , já não é crime , porque a maioria o comete.

9.Um dia destes morro , como todos. Mais ninguem irá falar de mim nem saber que existi. Mas enquanto  por cá andar, tentarei evoluir . Pensar por mim . Ser consciente e digno da oportunidade da vida.

10. Um dos males da humanidade é que há sempre alguem capaz de fazer o trabalho sujo. Há sempre alguém que executa tarefas que mentes preversas idealizaram. Visitei campos de exterminio como Mathausen ou Auschwitz. Havia uma cadeia de executantes e poucos mandantes. A maioria não viu nem sabia de nada.


11. Para os que sofrem e para aqueles que perderam filhos ou outros parentes muito antes do tempo a que teriam direito  afirmo , devido a alguns fenómenos que tive a sorte de benefeciar, que haverá algum tipo de compensação para os que partiram. Tais episódios marcaram-me a vida e deram-me a esperança, quando em alguns momentos a julgava perdida.

TERIA MIL PÁGINAS PARA ESCREVER. MAS AQUI E AGORA ERA URGENTE ESCREVER ISTO. .